domingo, 1 de junho de 2014

Atividade Tecnologia Assistiva

PCS
Um dos sistemas simbólicos mais utilizados em todo o mundo é o PCS - Picture Communication Symbols, criado em 1980 pela fonoaudióloga estadunidense Roxanna Mayer Johnson. 
No Brasil o PCS foi traduzido como Símbolos de Comunicação Pictórica. O sistema PCS possui como características: desenhos simples e claros, fácil reconhecimento, adequados para usuários de qualquer idade, facilmente combináveis com outras figuras e fotos para a criação de recursos de comunicação individualizados. São extremamente úteis para criação de atividades educacionais. 
O sistema de símbolos PCS está disponível no Brasil por meio do software Boardmaker.

Descrição das imagens:
As atividades foram construídas para que o usuário da CA possa responder questões 

apontando os símbolos gráficos PCS. A primeira pede para apontar os animais; a segunda apontar os vegetais.
Os recursos de comunicação de cada pessoa são construídos de forma totalmente personalizada e levam em consideração várias características que atendem às necessidades deste usuário, principalmente pessoas com TGDs. Pode ser usada na sala de aula comum e/ou AEE
O professor especializado deverá também ensinar as estratégias de utilização destes recursos para o aluno, seu professor, para os colegas, comunidade escolar e família. Desta forma ajudará a todos a entender e a utilizar estas ferramentas de acessibilidade.
Vejamos alguns exemplos de atividades personalizadas com o Boardmaker:
 Atividades escolares: Essas atividades podem ser utilizadas com crianças com TGD






cartões de Comunicação


Os cartões estão organizados por categorias de símbolos e cada categoria se distingue por apresentar uma cor de moldura diferente: cor de rosa são os cumprimentos e demais expressões sociais, (visualiza-se o símbolo "tchau"); amarelo são os sujeitos, (visualiza-se o símbolo "mãe"); verde são os verbos (visualiza-se o símbolo "desenhar"); laranja são os substantivos (visualiza-se o símbolo "perna"), azuis são os adjetivos (visualiza-se o símbolo "gostoso") e branco são símbolos diversos que não se enquadram nas categorias anteriormente citadas (visualiza-se o símbolo fora)

4 comentários:

  1. Oi Marlete!
    Muito legal, também disponibilizei no meu blog um texto sobre PEC's, é uma ótima forma de despertar o interesse pela comunicação das crianças com TEA, eu aposto nas imagens porém utilizo a linguagem verbal, para estimular a fala, os recursos visuais são extramente necessários nas atividades e um complementa o outro.
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Concordo com você, todas as pessoas devem se envolver nesta tarefa para que se obtenha sucesso.
    Lisete

    ResponderExcluir
  3. Oi Marlete!!
    Achei interessante tua sugestão de atividade usando cores diferentes para cada categoria. Isso facilita e estimula o aluno com TEA a perceber o que ]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]




















































































    Oi Marlete!!Interessante tua sugestão usando cores diferentes para cada categoria que está sendo solicitada. isso facilita o entendimento para a criança com TEA. Sucesso, bjs


    ResponderExcluir
  4. Gostei das sugestões de atividades do teu blog neste caso a utilização dos PCS ...para aluno com TGD...

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO!!OBRIGADO