quinta-feira, 1 de agosto de 2013

AEE - FECHAMENTO

                         O papel do professor de AEE na escola e na SRM

O papel do professor de AEE na escola tem a função de garantir o atendimento  especializado aos alunos  incluídos na sala de aula comum  que são aqueles atendidos pela Educação Especial : alunos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades.
Percebo o grande desconhecimento das escolas  sobre a real finalidade do AEE , e justifico isso devido a termos na 8ª CRE uma demanda muito grande das escolas  solicitando ou encaminhando alunos pra a Promotoria Pública para que perante mandado judicial tenham um professor especializado para dar atendimento  individualizado  a aluno incluído na sala de aula comum, sob  alegação que não possuem condições de trabalhar  com o mesmo na turma.E devo dizer que os juízes sempre dão parecer favorável a estes casos. Tenho utilizado junto com minha colega de Educação Especial e jurídico todos os subsídios repassados pela nossa especialização para fazer a justificativa  ao Ministério Público  e tentar reverter estas situações o que nem sempre ocorre.
Na verdade considero  um  privilégio estar realizando esta especialização de AEE e através deste estar tendo subsídios até então desconhecido por mim, para poder auxiliar escolas, professores da sala de aula regular sobre a real importância da sala de recursos, e da efetiva  inclusão .  
O professor  AEE  tem a função de dar  o atendimento especializado na SRM e estar em contato permanente com o professor da sala de aula comum, para isso o estudo de caso proporcionará  condições de definir  os recursos necessários para trabalhar os conteúdos da sala de aula comum, a carga horária , os parceiros para este atendimento de forma a complementar ou suplementar o processo de aprendizagem e auxiliá-lo na sua autonomia  dentro ou fora do ambiente escolar.
A  Inclusão  não é um assunto recente nas escolas porém  continua sendo um grande desafio, que somente  será superado ou no mínimo minimizado através da efetiva formação  de todos os profissionais das escolas . Esta formação precisa abordar todas as questões que nós , cursistas de AEE estamos tendo, portanto é tarefa nossa contribuir efetivamente nas escolas  com este conhecimento .


6 comentários:

  1. Muito importante acrescentar ao teu texto tua experiencia profissional, nos auxiliou a entender a amplitude do AEE, que ultrapassa o compromisso que temos na escola, logo exigindo do profissional conhecimentos profundo da legislação, direitos e deveres, para melhor atender os alunos com NEE nas suas demandas.

    Abraço

    Renata Gomes Camargo

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  2. Marlete, excelente suas colocações, também tenho vivenciado alguns casos parecidos como o que falaste do aluno especial não ter "lugar" numa classe regular e ter recorrer vias judiciais para conseguir ter uma solução para o caso.
    Temos também o problema que , muitas vezes o professor de classe regular não "quer" aceitar o aluno que seja um pouco mais ativo que os demais, aí , esse aluno é caso para a educação especial , ou seja , quer passar a bola e fechar os olhos para nossa realidade que , cada vez mais temos alunos que requerem mais atenção e uma aula atraente .

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  3. Nossa Marlete, teu blog tá um fofo!! É isso aí mesmo, as escolas estão com uma demanda cada vez maior para as salas de recursos multifuncionais e o ideal seri que cada escola, dispusesse de pelo menos um profissional para atuar em SRM. Mas acredito que tudo venha caminhando para que isso aconteça!!

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  6. Marlete, no decorrer deste processo muitas barreiras foram vencidas,porém acredito que há muito a se fazer para que a inclusão aconteça plenamente.Um abraço...

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