O
papel do professor de AEE na escola e na SRM
O papel do professor de AEE na escola tem a
função de garantir o atendimento
especializado aos alunos
incluídos na sala de aula comum
que são aqueles atendidos pela Educação Especial : alunos com
deficiências, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades.
Percebo o grande desconhecimento das
escolas sobre a real finalidade do AEE ,
e justifico isso devido a termos na 8ª CRE uma demanda muito grande das escolas solicitando ou encaminhando alunos pra a
Promotoria Pública para que perante mandado judicial tenham um professor
especializado para dar atendimento individualizado a aluno incluído na sala de aula comum,
sob alegação que não possuem condições
de trabalhar com o mesmo na turma.E devo
dizer que os juízes sempre dão parecer favorável a estes casos. Tenho utilizado
junto com minha colega de Educação Especial e jurídico todos os subsídios
repassados pela nossa especialização para fazer a justificativa ao Ministério Público e tentar reverter estas situações o que nem
sempre ocorre.
Na verdade considero um
privilégio estar realizando esta especialização de AEE e através deste
estar tendo subsídios até então desconhecido por mim, para poder auxiliar
escolas, professores da sala de aula regular sobre a real importância da sala
de recursos, e da efetiva inclusão .
O professor AEE tem
a função de dar o atendimento
especializado na SRM e estar em contato permanente com o professor da sala de
aula comum, para isso o estudo de caso proporcionará condições de definir os recursos necessários para trabalhar os
conteúdos da sala de aula comum, a carga horária , os parceiros para este
atendimento de forma a complementar ou suplementar o processo de aprendizagem e
auxiliá-lo na sua autonomia dentro ou
fora do ambiente escolar.
A
Inclusão não é um assunto recente
nas escolas porém continua sendo um
grande desafio, que somente será
superado ou no mínimo minimizado através da efetiva formação de todos os profissionais das escolas . Esta
formação precisa abordar todas as questões que nós , cursistas de AEE estamos
tendo, portanto é tarefa nossa contribuir efetivamente nas escolas com este conhecimento .
Muito importante acrescentar ao teu texto tua experiencia profissional, nos auxiliou a entender a amplitude do AEE, que ultrapassa o compromisso que temos na escola, logo exigindo do profissional conhecimentos profundo da legislação, direitos e deveres, para melhor atender os alunos com NEE nas suas demandas.
ResponderExcluirAbraço
Renata Gomes Camargo
Marlete, excelente suas colocações, também tenho vivenciado alguns casos parecidos como o que falaste do aluno especial não ter "lugar" numa classe regular e ter recorrer vias judiciais para conseguir ter uma solução para o caso.
ResponderExcluirTemos também o problema que , muitas vezes o professor de classe regular não "quer" aceitar o aluno que seja um pouco mais ativo que os demais, aí , esse aluno é caso para a educação especial , ou seja , quer passar a bola e fechar os olhos para nossa realidade que , cada vez mais temos alunos que requerem mais atenção e uma aula atraente .
Nossa Marlete, teu blog tá um fofo!! É isso aí mesmo, as escolas estão com uma demanda cada vez maior para as salas de recursos multifuncionais e o ideal seri que cada escola, dispusesse de pelo menos um profissional para atuar em SRM. Mas acredito que tudo venha caminhando para que isso aconteça!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMarlete, no decorrer deste processo muitas barreiras foram vencidas,porém acredito que há muito a se fazer para que a inclusão aconteça plenamente.Um abraço...
ResponderExcluir