domingo, 14 de julho de 2013

ESTUDO DE CASO : ROBERTO

Caso Roberto
Apresentação do problema
Roberto  é aluno de escola pública e foi encaminhado ao AEE , pelo fato de possuir 13 anos de idade e  estar no 4º ano , sendo que ainda não está alfabetizado, pois encontra-se no nível pré-silabico. Apresenta dificuldade de concentração em aula e devido a isso não realiza a maior parte das atividades propostas pela professora. Demonstra  interesse  pelas atividades de leitura que envolvam jogo. Em sala de aula se relaciona bem   com colegas e professores, tendo mais proximidade com dois meninos que também são seus colega de orfanato.
ESCLARECIMENTO  DO PROBLEMA-
Ao observá-lo em sala de aula percebe-se que é bastante agitado e para não realizar as tarefas, circula muito pela sala. Não se interessa pelas atividades. Apresenta didiculdades  para copiar,  pois tem problema de motricidade fina.Utiliza desenhos e letras para escrever as palavras, estando no nível pré-silabico da alfabetização.
Demosntra grande interesse por jogos,compreendendo as regras dos mesmos  e com isso sente-se motivado   , permanecendo concentrando  por um tempo bem maior.
Apresenta linguagem oral bem articulada, expressando-se com  certa facilidade
IDENTIFICAÇÃO DA NATUREZA DO PROBLEMA
 Percebe-se que o aluno apresenta  deficiência intelectual, que poderia ter se originado no nascimento  pois apresenta  uma leve deformidade do crânio, o que poderia ter causado lesões neurológicas, visto que  também apresenta  dificuldades motoras  como marcha, arrasta os pés  ao caminhar  e possui dificuldade de motricidade fina.
O fato de Roberto ser criado em uma instituição  para crianças/adolescentes órfãos,  indica que suas relações afetivas  estão  afetadas,devido a falta de pai, mãe , uma família somente sua. Seria necessário s na escola encaminhá-lo ao SOE(Serviço de Orientação Educacional) após provavelmente o caminho seria  encaminhá-lo a  um atendimento psicológico.É fundamental, que a pessoa  responsável  pela instiuição onde Roberto mora, seja convidada a vir na Escola conversar com a professora do AEE, a coordenação pedagógica da Escola para fornecer mais informações sobre a trajetória de vida de Roberto e com que atividades ele se envolve quando não está na escola.


RESOLUÇÃO DO PROBLEMA
Como Roberto  possui  desinteresse pelas atividades propostas pela professora, provavelmente por não conseguir acompanhar  o restante da turma , visto que está no 4º ano e está na fase inicial da alfabetização. A  mudança de metodologia da sala de aula poderia contribuir para  a aprendizagem como trabalho coletivo, pois percebe-se que nesta turma há mais trabalhos individuais  e com isto Roberto  não consegue evoluir, os colegas com maior conhecimento poderiam auxiliá-lo com as atividades de cópia, poderia haver reforço escolar para  acelerar o processo de alfabetização, atividades lúdicas , jogos .
Maior integração entre a professora da sala de aula comum e a professora do AEE, para que fossem selecionadas atividades que motivassem Roberto, como os recursos utilizados na SRM serem usados também na sala de  aula comum como  jogo da velha ; dominó  com palavras;laptop para facilitar a escrita

A escola  através da coordenação pedagógica, SOE, deveriam chamar a pessoa responsável pela instituição onde Roberto mora  e solicitar outros encaminhamentos como  natação, fisioterapia para auxiliá-lo com a parte motora.

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